sábado, 31 de dezembro de 2011

O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ


      E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.  (Apocalipse 5:5)

            Muitas vezes somos levados interpretar muitas passagens e termos do livro de apocalipse a parti r de nosso domínio sócio-cultural e não a partir do domínio sócio-cultural dos primeiros leitores do livro, ou seja, no contexto sócio cultural da época que o livro foi escrito. Um desses casos é o termo: “leão da tribo de Judá”. Vemos a imagem do leão como rei da floresta ou como um animal caçador e feroz. Essa imagem é construída em nossas mentes através da mídia e da literatura moderna. Porém observe a construção desse símbolo apartir do contexto bíblico.
1° fato: A figura do leão estava estampada na bandeira da tribo de Judá  durante a peregrinação do povo de Israel pelo deserto:
Números 2.2-3

2.  Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas.
3.  Os que armarem as suas tendas do lado do oriente, para o nascente, serão os da bandeira do exército de Judá, segundo os seus esquadrões, e Naassom, filho de Aminadabe, será príncipe dos filhos de Judá.

2° fato: durante o reinado de Salomão a figura leão exaustivamente usado por ele como o símbolo de seu reino. Lembrando que durante o reinado Salomão o povo de Israel experimentou melhores momentos de sua história.
I Reis 10.19-20
19 Tinha este trono seis degraus, e era o alto do trono por detrás redondo, e de ambos os lados tinha encostos até ao assento; e dois leões, em pé, juntos aos encostos.
20 Também doze leões estavam ali sobre os seis degraus de ambos os lados; nunca se tinha feito obra semelhante em nenhum dos reinos.

         O leão de Judá na construção bíblica é visto como a figura da culminação do período áureo de Israel. Jesus como o leão da tribo de Judá e a pessoa em que culmina toda a autoridade e todas as promessas. Assim historicamente como na época de Salomão e Israel provou a instabilidade de um reino como nunca houve, Assim Jesus será o rei de todo mundo que trará a verdadeira paz e prosperidade a todas as nações durante o milênio, Pois ele é o verdadeiro leão da tribo de Judá, não é meramente uma figura estampada em uma bandeira.

veja o foi escrito por Paulo ao efésios:

Efésios 1.8-10

8. Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
9.Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10. De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra

         O termo raiz de Davi complementa essa expressão. Salomão era filho de Davi e Jesus seu descendente.